homem fazendo entrega

Você já ouviu falar em terceirização logística? Reduzir os custos, ainda mais sob um cenário de constantes crises econômicas, é uma necessidade básica das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte.

De acordo com um levantamento da Fundação Dom Cabral, os gastos no setor cresceram 30% nos últimos cinco anos, o que ajudou a reforçar a importância da terceirização logística, uma vez que dispor de uma estrutura própria para esse segmento ficou, cada vez mais, economicamente insustentável.

O que é a terceirização logística?

Como o próprio nome indica, a terceirização logística nada mais é do que delegar as atividades desse setor para empresas parceiras, o que pode incluir, por exemplo, os serviços de armazenamento, distribuição e transporte de produtos e matérias-primas.

Claro que isso não significa que a terceirização logística seja, simplesmente, delegar esta importante área de uma empresa a qualquer terceirizada. Nesse sentido, é imprescindível que haja um compromisso sólido e claro entre contratante e provedor, com o objetivo de evitar ruídos na comunicação e problemas nas entregas.

Funções da contratante e da contratada

Funciona assim: o contratante precisa acompanhar, sempre que possível, o serviço prestado pela empresa terceirizada, fornecendo a ela todas as condições necessárias para o cumprimento das atividades com excelência.

Já a terceirizada, por sua vez, tem a missão de ser altamente comprometida com os prazos, agregando sua expertise de negócio, tecnologia e ativos necessários para se posicionar como um parceiro estratégico da empresa contratante.

imagem simbolizando um e-commerce

E-commerces reduzem custos com a terceirização logística

Vantagens e benefícios da terceirização logística

As principais vantagens e os benefícios mais significativos da terceirização logística são:

1. Redução de custos

Principal fator para que as empresas decidam pela terceirização logística, a redução de custos é viabilizada por meio de diversos fatores, pois não há mais a necessidade de dispor de uma frota de automóveis com motoristas contratados em regime de CLT ou aluguel de galpão para armazenamento. Dessa forma, sua empresa só gasta, praticamente, o que vende, e ainda consegue substituir os chamados custos fixos por despesas variáveis;

2. Maior qualidade do serviço

Imagine ter que, além de se preocupar com a atividade-fim do seu negócio (core business), precisar, ainda, se dedicar integralmente ao setor de logística. Com a terceirização logística você reduz, consideravelmente, essa necessidade, o que propicia a sua equipe a possibilidade de direcionar melhor sua energia e tempo para os seus produtos e serviços;

3. Simplificação dos processos

Neste século 21 em que vivemos, as empresas que realmente conseguem fazer a diferença nos mercados em que atuam são aquelas que simplificam os processos. A terceirização logística propicia isso porque o seu negócio passa a trabalhar com um controle simplificado dos custos e das atividades;

4. Aproveitamento de expertise

Delegar as atividades para quem possui, de fato, know-how para desempenhá-la é uma lição que toda empresa deveria pôr em prática, concorda? As terceirizadas do setor logístico costumam ter experiência nesse segmento, o que significa profissionais devidamente capacitados para executar esse tipo de função – algo muito melhor do que ter que treinar equipes internamente para este fim;

5. Otimização de equipamentos

Geralmente, as empresas parceiras do setor de logística contam com equipamentos e veículos especializados para a armazenagem, depósito e transporte, o que tende a facilitar a organização do seu negócio, poupando recursos com aquisição e manutenção.

homem entregando comida a mulher

FreteFast é modelo de sucesso na área da terceirização logística

FreteFast é exemplo de terceirização logística

Quando o assunto é terceirização logística em Salvador, a FreteFast é um ótimo exemplo. Você percebeu que a pandemia da Covid-19 estimulou um novo tipo de comportamento do consumidor?

Estamos falando da Cultura Goods (delivery de mercadorias), que utiliza a tecnologia para entregar as encomendas aonde o cliente deseja, com toda agilidade, conforto e comodidade. Dessa forma, é possível comprar através de aplicativo ou computador – e receber os produtos – sem a necessidade de sair de casa.

Hoje em dia, quem consegue oferecer descontos ou até mesmo frete grátis larga na frente da concorrência. Ao solicitar um entregador pela FreteFast, o(a) empresário(a) economiza cerca de 20% nas entregas, o que possibilita oferecer diversos benefícios aos seus clientes.

Além disso, você consegue concentrar os pedidos da sua empresa em uma única plataforma, acompanhar o trajeto de suas encomendas em tempo real (via App ou PC) e passar a contar com um transporte eficiente, prático e seguro.

Diferenciais da FreteFast

Outro diferencial da FreteFast quanto a terceirização logística é que a empresa não transporta alimentos para consumo imediato (fast-food), apenas mercadorias (objetos, documentos, etc.), o que evita misturar estes tipos de produtos – o que dá mais tranquilidade tanto para a empresa contratante como para o entregador.

Algumas lojas virtuais, pequenas e médias, estabelecem contrato com a FreteFast. Assim, o vendedor garante envios mais rápidos e gasta menos tempo, já que efetua o pagamento mensalmente, e não a cada entrega.

“Não é necessário ter uma loja online, para fazer uma parceria com a marca ou estar na vitrine do app. Ele pode funcionar como serviço de motoboy que, aliás, é mais uma alternativa de entrega. Esses serviços de delivery são ainda ótimas opções para entregas expressas ou de última hora”, explica Marcos Santana, diretor da FreteFast.

Para cadastrar a sua empresa na plataforma da FreteFast e passar a contar com uma terceirização logística de excelência, acesse: FreteFast

Outros posts