Tendências de comportamento e consumo para 2022 são importantes para auxiliar os lojistas em relação aos produtos e serviços que oferecem/Foto: Ryoji Iwata/Unsplash

Quais são as tendências de comportamento e consumo para 2022? Em 2021, o mundo vivenciou mais uma temporada de pandemia da Covid-19, o que contribuiu para um cenário de recessão econômica em nível global. Contudo, com o avanço da vacinação, aumentam as chances de uma retomada.

Uma coisa é certa: a tecnologia será cada vez mais utilizada no intuito de corresponder às necessidades dos clientes. Além disso, independentemente da categoria ou do setor de atuação, a palavra de ordem é inovação.

Leia também: Como funciona o sequestro de estoque? Veja dicas para evitar essa prática!

“As tendências são feitas pelo mundo em transformação e pelas necessidades básicas humanas. Os humanos são motivados por necessidades fundamentais como conveniências e segurança. Isso não muda”, garante David Mattin, fundador da New World Same Humans, newsletter especializada em tecnologia e sociedade.

As quatro tendências de comportamento e consumo para 2022 apontadas por Mattin, são as seguintes:

1 – Design adaptativo

A análise de dados será cada vez mais considerada para o desenvolvimento de produtos e serviços. Isso porque fatores como personalização e exclusividade seguirão em alta entre os consumidores. “O design adaptativo de produtos, serviços e experiências é algo que muda de acordo com as necessidades dos clientes”, observa Mattin. Um exemplo são os objetos que podem ser conectados ao mundo físico, gerando mais comodidade às pessoas;

2 – Sustentabilidade como serviço

Em tempos de emergência climática, o consumo consciente é uma preocupação para boa parte da população, que passa a deixar de comprar de marcas que negligenciam os aspectos socioambientais. Em vez de produzir em larga escala, empresas começam a atuar mais sob demanda, com o objetivo de evitar o desperdício de insumos. Na outra ponta, são criados serviços em que os clientes têm a informação de quantos gases do efeito estufa estão emitindo em suas atividades, e o que podem fazer para compensá-lo;]

Inteligência artificial estará cada vez mais avançada

Inteligência artificial estará cada vez mais avançada/Foto: Possessed Photography/Unsplash

3 – Companheiro virtuais

O especialista enfatiza que a tecnologia terá um novo tipo de relação com a Inteligência Artificial. Mais desenvolvidos, as assistentes virtuais e os chatbots dialogam com frequência sobre assuntos como bem-estar, felicidade e emoções. “As pessoas estão amigas de entidades de inteligência artificial, que estão virando amigos e conselheiros”, acrescenta Mattin.

4 – ‘Paredes de vidro’

O dia a dia das organizações empresariais tende a se tornar público em um mundo no qual a cultura interna como negócio passa a ser mais tangível aos consumidores. “Estamos passando por uma revolução de transparência. O mundo conectado é transparente. As paredes das organizações se tornaram de vidro. As pessoas, os valores e a cultura são vistos como organização e isso tem implicação poderosa”, destacou o especialista ao site Consumidor Moderno.

Leia também: 10 dicas para você acertar no delivery do seu negócio

Entrega imediata seguirá em alta em 2022

Além das dicas acima compartilhadas pelo fundador da New World Same Humans, a entrega imediata de mercadorias também é uma das principais tendências de comportamento e consumo para 2022.

Principalmente no segmento de e-commerce, a velocidade da entrega seguirá em alta em 2022. Isso porque os clientes já se acostumaram a receber seus pedidos no mesmo dia da compra ou, no máximo, em até 24h.

delivery de mercadorias (cultura goods)

Prova disso foi o investimento recente feito pelas gigantes Amazon e Mercado Livre, que agora contam com grandes centros logísticos de distribuição em locais estratégicos, nos quais é realizada toda a operação de recebimento e preparação das encomendas, estoque, entrega e rastreio dos produtos.

Em 2022, a FreteFast continuará monitorando as principais tendências de comportamento e consumo no intuito de auxiliar os parceiros lojistas a se desenvolverem ainda mais. Acompanhe aqui em nosso blog e também nas redes sociais!

Outros posts