Pessoa analisando gráficos financeiros

Você já ouviu falar em educação financeira? A educação financeira, segundo definição da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é o processo que possibilita aos indivíduos e às sociedades melhorarem, por meio da informação, orientação e formação, a compreensão acerca dos conceitos e produtos financeiros.

A partir da educação financeira é possível, por exemplo, desenvolver as competências e os valores imprescindíveis para se tornarem mais conscientes tanto das oportunidades como em relação aos riscos envolvidos, o que possibilita fazer melhores escolhas.

Leia também: E-commerce cresce 41% no Brasil e vendas atingem R$87,4 bilhões em um ano.

No caso das empresas, a educação financeira é de fundamental importância para a sustentabilidade do negócio. Infelizmente, muitas empresas acabam fechando as portas por deixarem de levar esse aspecto em consideração. Pensando nisso, a FreteFast preparou esta lista de ferramentas e técnicas para você melhorar a sua gestão financeira:

Analistas financeiros verificando dados das finanças no computador

Conhecer bem o fluxo de caixa é uma das dicas relacionadas à educação financeira da empresa/Foto: Scott Graham/Unsplash

  • Separe os gastos pessoais e as despesas da empresa

Um dos principais erros dos empreendedores é misturar os gastos pessoais com as despesas da empresa. Sabe o “tirar daqui para colocar, ali”? Porém esta prática é desaconselhada pelos especialistas em finanças. Para evitá-la, procure separar as contas bancárias (pessoa física e pessoa jurídica), utilizando cartões apropriados para os seus devidos fins. Outra boa recomendação é definir o seu próprio pró-labore, uma espécie de salário para cuidar do seu negócio, cujo valor deve ficar inalterado por determinado período, independentemente do crescimento da organização.

  • Conheça o seu fluxo de caixa

Saber detalhadamente o valor referente às suas receitas e despesas na gestão do negócio é um dos principais benefícios do chamado fluxo de caixa. Por meio dele a tarefa necessária de identificar a saúde financeira da empresa e traçar metas fica facilitada. Seja com softwares específicos (alguns, inclusive, gratuitos) ou através da velha planilha de Excel, o fundamental é que você tenha bem claramente quais são os pagamentos e recebimentos a fim de controlar melhor a situação da organização.

  • Controle o seu estoque

Identificar a quantidade exata dos seus produtos e serviços é muito importante. Sem isso, fica inviável, por exemplo, ter noção de quais mercadorias devem ser respostas. A falta de planejamento nessa área tende a prejudicar as finanças. Vamos supor que você queira fazer uma promoção. Com um estoque bem-organizado, saber os itens que estão por lá há mais tempo e podem vir a se tornar promocionais fica mais fácil. Sabia que na internet você também acha softwares e aplicativos que ajudam a controlar o estoque?

cofrinho de porquinho é um símbolo para educação financeira

Saber diferenciar custo e desperdício é muito importante em se tratando de educação financeira/Foto: Fabian Blank/Unsplash

  • Diferencie custo de desperdício

Diferenciar corretamente custo e desperdício é essencial para a sustentabilidade de uma empresa. Vamos dar um exemplo prático: ar-condicionado para o conforto térmico do ambiente de trabalho é um custo necessário. Todavia, esquecer de desligá-lo ou usá-lo com as janelas abertas é desperdício.

  • Tenha economia nas entregas

Ao contar com um serviço de entregas você facilita – e muito – a vida dos seus clientes, que podem receber os produtos em casa com o máximo de comodidade e segurança possível. Todavia, o sistema de frete de uma empresa pode se tornar oneroso e complexo, acarretando gastos insustentáveis para o(a) empresário(a). Nesse sentido, terceirizar esse serviço, contratando um aplicativo de entregas, como a FreteFast, pode fazer toda a diferença. Dessa forma, você garante eficiência e obtém um melhor custo-benefício, assegurando uma ótima experiência de compra aos consumidores.

Gostou deste artigo? Veja mais dicas no site e nas redes sociais da FreteFast!

Outros posts

Entregadores de aplicativo: dicas para uma entrega perfeita

Você presta serviço como entregador(a) de aplicativo? Caso sim, é muito importante se atentar a alguns pontos para estar sempre em busca da entrega perfeita, aquela que recebe a melhor avaliação possível dos clientes.  Uma entrega perfeita deve ser sempre o objetivo...