Entregador esportivo com mochila vermelha pedalando pela cidade

O serviço de entregas com bicicleta registra crescimento em todo o Brasil. Também conhecida como bike courier (ou bike boy/girl), essa modalidade traz consigo uma série de benefícios tanto para os profissionais, como os contratantes. E são essas vantagens que você conhecerá agora neste artigo da FreteFast.

Para o profissional de entrega, o primeiro benefício diz respeito a algo muito importante: a própria saúde. É que a utilização da bicicleta desenvolve o bem-estar físico e mental, melhora a resistência muscular, regula a pressão arterial, controla a glicemia no sangue, auxilia na recuperação de lesões ósseas, entre muitos outros fatores positivos.

As entregas com bicicleta também geram economia para o entregador ciclista, uma vez que a bike pode ser considerada um meio de transporte mais em conta financeiramente do que uma moto ou um carro, pois não há a necessidade de gastos com combustíveis e impostos fixos, como o IPVA. Falando nisso, você sabia que em 18 de fevereiro de 2021 foi anunciada uma diminuição da alíquota do imposto de importação das ‘magrelas’?

Anunciada pelo presidente da República e publicada no Diário Oficial da Uniçao (DOU), a medida estabelece uma redução em etapas. Assim, os 35% atuais passarão a 20% até dezembro de 2021, com alíquota de 30% a partir de março e 25% em julho. Para a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, essa diminuição resultará na queda de preço para o consumidor e também na maior diversidade de modelos nas lojas.

Serviço de entregas com bicicletas – ganha a cidade

Para as cidades em geral, as entregas com bicicleta também propiciam muitos benefícios. Elas ajudam a reduzir os congestionamentos e as emissões de gases do efeito estufa, que contribuem para intensificar as mudanças climáticas e o consequente aquecimento global.

Serviço de entregas com bicicletas – ganham os contratantes

Os contratantes também têm muito a ganhar ao optar pelos serviços de entregas com bicicletas. Além dos benefícios ambientais, que citamos acima e abrangem a todo o mundo, essa modalidade agrega muito à imagem institucional da empresa, a qual pode comunicar aos clientes que valoriza a sustentabilidade do planeta, um diferencial cada vez mais valorizado pelos consumidores.

Bicicleta com acessórios de sinalização e segurança para o ciclista

Iluminação noturna é fundamental para a segurança de quem faz serviço de entregas com bicicletas/Foto: Nobroo/Reprodução Youtube

Equipamentos de proteção para o(a) entregador(a) ciclista

Lembramos que os acessórios básicos de segurança precisam ser adotados pelo(a) entregador(a) ciclista. Por isso, ao pedalar, lembre-se de utilizar capacete, óculos de ciclismo, lanternas e sinalizadores.

Momentos antes de sair de casa, é recomendado verificar os pneus e freios. Quando já estiver no batente, use as ciclovias sempre que possível e mantenha a atenção em seu entorno, evitando colidir com buracos, carros e pedestres. Periodicamente, procure fazer uma manutenção em sua bike.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a Aliança Bike realizaram uma pesquisa acerca do perfil do(a) entregador(a) de bike no Brasil. Os principais resultados são os seguintes:

  • 75% têm até 27 anos e trabalham até 12 horas por dia;
  • 59% começaram a trabalhar com entregas porque estavam desempregados;
  • 57% trabalham 7 dias por semana;
  • 88% dizem que a entrega com a bike é a sua única fonte de renda;
  • 30% pedalam mais de 50 km por dia.

FreteFast tem serviço de entregas com bicicletas

Você sabia que a FreteFast possibilita aos entregadores realizarem o serviço de entregas com bicicletas? Além de ser uma ótima alternativa para os profissionais que não contam com veículos motorizados, esta também é uma opção para os clientes que fazem pedidos para distâncias mais curtas – o usuário do app pode escolher entre moto, carro, bike e van.

Ciclista com carrinho de entregas acoplado a bicicleta

Com a ajuda de um reboque, bikeboys e bikegirls são capazes de buscar e entregar até mesmo pacotes que não seriam possíveis em uma moto/Foto: Giro Courier / Divulgação

Ah, e se engana quem pensa que os entregadores que realizam o serviço de entregas com bicicletas só conseguem transportar pequenos volumes. Com a ajuda de um reboque, bikeboys e bikegirls são capazes de buscar e entregar até mesmo pacotes que não seriam possíveis em uma moto.

Saiba mais em www.fretefast.com.br


Outros posts