Mercado pet teve alta de 39% em 2021 entre as micro e pequenas empresas

O mercado de pet shop tem crescido consideravelmente no Brasil. E engana-se quem pensa que esta é uma realidade restrita às grandes organizações. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal revela, por exemplo, uma alta de 39% no número de negócios desse setor entre as micro e pequenas empresas, e de 46% entre os MEIs (Microempreendedores Individuais).

Mesmo com a recessão econômica causada pela pandemia da Covid-19, o mercado pet conseguiu demonstrar resiliência no Brasil e até mesmo registrar crescimento, muito por conta da proximidade dos tutores com seus animais de estimação em casa.

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Outro fator a se considerar é a consolidação de um movimento recente que faz com que os pets sejam cada vez mais admitidos nos mais variados ambientes, o que inclui hospedagem, shopping center e restaurante – ao perceberem isso, tais estabelecimentos passam a oferecer espaços e condições adequados para recebê-los.

Mercado pet e o aumento do turismo

O período de final de ano, marcado por festas e férias e o consequente aumento do turismo, também é capaz de estimular o mercado pet, uma vez que muitas pessoas que viajam deixam seus animais de estimação sob os cuidados de profissionais ou hospedagens especializadas. Já quem não abre mão de levar seus bichinhos consigo passam a procurar ambientes pet friendly durante a viagem.

Quando o assunto é mercado pet, segurança e confiança são fatores fundamentais

Quando o assunto é mercado pet, segurança e confiança são fatores fundamentais/Foto: Joe Caione /Unsplash

No intuito de auxiliar os empreendedores do mercado pet, principalmente no que diz respeito aos micro e pequenos negócios, o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, recomenda estas dicas:

  1. Ofereça facilidade e comodidade
    A vida hoje em dia é uma verdadeira correria, concorda? Por isso mesmo, as pessoas costumam priorizar empresas que ofereçam facilidade e comodidade. Na área de serviços, o seu negócio pode disponibilizar a retirada e a entrega do animal em domicílio, depois de tratá-lo, ou mesmo oferecer produtos que facilitem a vida dos clientes, como caixas transportadoras e kits higiênicos para viagem;
  2. Segurança e confiança são fundamentais
    Segurança e confiança são essenciais para clientes que consideram os animais como membros da família. Assegure que sua hospedagem ofereça um local confiável, onde o pet terá o mesmo cuidado como se estivesse na própria casa, com ambientes adequados em relação ao porte do animal, além de higiene e limpeza;
  3. Ofereça a tecnologia do acesso remoto
    Considere a possibilidade de investir em um sistema capaz de permitir o acesso a imagens do animal remotamente. Importante: esteja preparado para responder prontamente aos questionamentos do seu cliente, que estará distante e ansioso por boas notícias relacionadas ao pet, o que também contribuirá para que fique mais confiante e seguro;
  4. Disponibilize serviços em domicílio
    A sua loja pode oferecer serviços na casa do próprio cliente por meio de visitas periódicas, principalmente se já for uma pessoa que conhece seus serviços no petshop. Dessa forma, você evita o deslocamento dos consumidores. Cobrar um pouco a mais, nesse tipo de situação, é perfeitamente aceitável, pois estará direcionando profissionais para este fim, além dos custos de transporte (combustível, etc.).
  5. Esteja atento à reputação virtual
    Sabia que a sua reputação na internet, principalmente nas redes sociais, pode influenciar na hora que o cliente vai escolher ou não a sua empresa? Aproveite para divulgar o seu negócio e produza conteúdos que possam atrair o seu cliente neste final de ano, com dicas e sugestões. Lembre-se também da necessidade de  interagir com seus clientes, demonstrando que se preocupa com o feedback e que está sempre procurando melhorar. Quanto mais avaliações positivas, mais chances do seu negócio se destacar da concorrência. Além disso, não deixe perguntas sem respostas, e saiba reagir com maturidade a possíveis críticas.

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